A Fraternidade Feminina Estrela da Paz – FRAFEM é uma Associação Civil Paramaçônica Feminina, não iniciática, laica, não ritualística e sem fins lucrativos, vinculada à Loja Estrela da Paz, jurisdicionada ao GOB-SP, que desenvolve atividades sociais integradas à Família Maçônica.
Apoiamos a Maçonaria na prática do bem, dos bons costumes, valorizando a família, realizando ações humanitárias em prol de um mundo melhor.
Nosso objetivo é desenvolver de forma eficaz os trabalhos de benemerência e culturais, além de iniciativas voltadas para a família e a sociedade.
As cunhadas estabeleceram que as ações da Fraternidade Feminina sempre se basearam na livre manifestação do pensamento, na prática da tolerância, respeitando ideologias, crenças e a dignidade de cada Fraterna.
Em dezembro de 2010, durante um almoço de confraternização da ARLS Estrela da Paz, as esposas dos membros da Loja (denominadas Cunhadas) decidiram instituir a Fraternidade Feminina, com reuniões mensais no salão do Templo.
A primeira reunião ocorreu em 16 de fevereiro de 2011, na Rua Dr. Ulisses, 10 – Vila Mariana – São Paulo/SP. Estavam presentes as Cunhadas Magda Regina Rocha, Myriam Unterman Ferraz Luz, Fátima Mariko Sanomia Kobori e Regina Silva da Cruz Cintra, e o Venerável Mestre empossado era José Bispo de Oliveira. Nesta data, foi lançada a pedra fundamental da Fraternidade Feminina Estrela da Paz.
Embora a Fraternidade Feminina carregue o nome da Estrela da Paz, a visão das Cunhadas ia além. Elas tinham como objetivo reunir as Cunhadas de outras Lojas que se reuniam no mesmo Templo e até mesmo outras Cunhadas que compartilhassem o mesmo espírito de trabalho, organização, harmonia, união e ações progressistas.
Atualmente a FRAFEM Estrela da Paz é integrada por Fraternas das Lojas Estrela da Paz, Caetano Nacarato e Templários do Sul.