Constitui um Corpo Filosófico Maçônico da 2ª Delegacia da Região São Paulo, do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro, compreendendo os graus 19 ao 30 do Rito Brasileiro.
Está vinculado ao Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro, que possui Tratado de Amizade e Mútuo Reconhecimento com o Grande Oriente do Brasil, portanto, o Conselho Kadosh Filosófico Ricardo Mattar nº 164 é um Corpo Filosófico Maçônico regular, legal e reconhecido.
Os Graus 1 a 3 são ministrados pelas Lojas Simbólicas subordinadas ao Grande Oriente do Brasil, na conformidade do Tratado com ele assinado. Os Graus 4 a 33 constituem a Maçonaria Filosófica; os Graus 4 a 32 são ministrados pelos Corpos Filosóficos subordinados ao Supremo Conclave do Grau 33, na forma da Constituição e do Regulamento do Rito.
Qualquer Mestre Maçom regular e ativo em Loja, praticante de qualquer rito que tenha tratado de reconhecimento junto ao GOB, GLESP e GOP; solicitar o reconhecimento de seu grau do Conselho que participa. Assim, poderá ingressar nos Altos Graus do Rito Brasileiro ou mesmo ter o seu grau maçônico conquistado/cursado em outros Ritos reconhecidos em sua dimensão e na devida equivalência.
O Irmão Mestre Maçom que desejar prosseguir com seus estudos filosóficos nos altos graus do Rito Brasileiro, ou desejar complementar seus estudos filosóficos estudando os graus filosóficos do Rito Brasileiro, pode entrar em contato conosco através do formulário abaixo ou pelo e-mail [email protected]:
A nossa história se imbrica com a história do Ilustre e Sublime Capítulo Caetano Nacarato nº 108, uma vez que se deu em continuidade das reuniões, discussões e trabalhos iniciados em 2018 a partir da cisão do GOSP junto ao GOB.
A cisão resultou na ausência dos graus superiores do Rito Brasileiro na cidade de São Paulo, uma vez que as lojas de graus superiores Capítulo e Kadosh eram organizadas pela Loja América, que se retirou do GOB e permaneceu no GOSP, tornando-se irregular para visitação e afins.
Carentes da possibilidade de prosseguir nos graus filosóficos do Rito Brasileiro, alguns Irmãos pertencentes ao quadro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Caetano Nacarato nº 3812, se reuniram e decidiram iniciar uma longa e árdua jornada – repleta de lutas e desafios – na criação de um Corpo Filosófico para os graus capitulares do Rito Brasileiro.
Após diversas reuniões e muito empenho dos Irmãos Alexandre Petri (na época Delegado litúrgico do Rito Brasileiro), Antônio Sérgio Basetti Nacarato, Alex Luiz Pereira, Milton Gabriel Junior, Luiz Antonio Riera e Walter Roberto Pirró conseguiram as assinaturas e ajuda de irmãos das Lojas do Rito Brasileiro da cidade de São Paulo e fundaram em 23/11/2019 o Ilustre e Sublime Capítulo Caetano Nacarato nº 108 que vem se expandindo, crescendo ano a no, por conseguinte e de forma natural surgiu a necessidade da criação do Conselho Kadosh Filosófico Ricardo Mattar nº 164 como forma de continuidade nos estudos filosóficos do Rito Brasileiro.
Sendo o Conselho Kadosh consequência do Capítulo, tornou-se um local de fraternidade, estudos e lapidação nos graus Missionários. Promovendo o valor social do Homem e o aprimoramento cultural, sob o quádruplo aspecto: artístico, científico, tecnológico e filosófico; tem como suporte o imperativo da cultura moral desenvolvida nos graus anteriores capitulares. Dessa maneira, o Conselho Kadosh contribui para o aprimoramento individual dos Irmãos que buscam sua evolução espiritual nos graus filosóficos do Rito Brasileiro.