NOSSA LOJA

Sessões todas as Segundas Feiras, as 20:00 horas
Vila Mariana – São Paulo – SP
FILIADA DO GOB – SP

FEDERADA DO GOB

Venerável Mestre Milton Gabriel Junior
1º Vig∴ Alex Luiz Pereira
2º Vig∴ Cristiano Rufino de Souza
Orador Luiz Antonio Riera
Secretário Paulo Eduardo Ramos da Silva
Chanceler Giusseppe Roselli
Tesoureiro …………….(Área Restrita)
M∴ de Cerimônias Ariston Alves Filho
 
 
Fundação da Loja
 

Sua fundação nas palavras do seu primeiro Venerável Mestre e dos IIr∴ fundadores.

No III Seminário do Rito Brasileiro ocorrido em Avaré-SP, durante a manifestação do Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de São Paulo, Ir∴ Cláudio Roque Buono Ferreira, surgiu a idéia da fundação de uma nova Loja.

 
Coube à Loja América nº. 189 a iniciativa para essa nova empreitada.
 
Lembrando as palavras de o nosso Ir∴ José Carneiro Nascimento por ocasião do 5º quinto aniversário da fundação da nossa Oficina: “Como foi difícil e a correria para fundação desta Loja. É muito fácil dizer vamos fundar uma Loja ou o Grão mestre pediu, mas para acontecer é necessário determinação e garra.
 
Ainda recordo das reuniões na empresa do Petri, com a participação de Carneiro, Pascoal, Paulo Maximiliano, Kiyoshi, Genta, Aldo Zerbine e outros. Foram muitas horas de reuniões até tarde, sábado, domingo etc.
 
A busca de irmãos em várias Lojas foi dura, mas gratificante. Levantem quantas Lojas participaram da fundação e constatarão que a busca para completar a exigência não foi fácil, mas o resultado pode ser constatado hoje. Marcamos uma data para fundação, o tempo corria.
 
Documentos e mais documentos, exigências e mais exigências, alguns diziam que não conseguiríamos atender o prazo, mas nossa determinação era maior. Chegou o dia, a alegria era imensa, todos com um brilho especial nos olhos e um sorriso largo. Irmãos de diversas Lojas se abraçavam, o mundo parecia pequeno frente a nossa luta e a realização desta grande obra.
 

Era a LOJA colocando seus pés no chão e dizendo eu vim e vim para ficar, porque sou construída de luta, garra e determinação qualidade forjada pelo caráter de meu nome, eu sou a CAETANO NACARATO. As pessoas que passarem por mim levarão minha firmeza, as que ficarem sob minha guarda terão minha proteção. Assim sou CAETANO NACARATO.”

Quis o destino e o desígnio do S∴A∴D∴U∴ que e a minha condição naquele momento permitisse que encontros extras ocorressem no nosso local de trabalho e que visitas a quase totalidade das Lojas no Estado de São Paulo fossem planejadas e executadas na ocasião.

 
De maneira natural, as tarefas foram sendo distribuídas e os compromissos individuais foram caminhando e sempre que necessário lá estávamos todos reunidos no mesmo endereço nas manhãs, tardes e noites que antecediam o dia planejado de 02/10/2006.
 
Os dias foram passando e os objetivos foram se materializando, até que houve a necessidade de definir o nome da nova Loja e qual dos IIr∴ iria representar, mesmo que provisoriamente, a primeira administração dessa Loja.
 
Inicialmente tratamos de estudar sugestões apresentadas no transcorrer dos trabalhos da Loja América onde qualquer maçom presente, inclusive os visitantes, pôde apresentar suas propostas.
 
Das propostas recolhidas e avaliadas nos parecia a melhor, aquela apresentada pelo Ir∴ Julio Chagas do Nascimento e aqui faço um parêntese para informar que não houve privilégios por ser, na época o Ven∴ Mestre nem por ser o Ir∴ um dos mais antigos entre os que tinham maior freqüência. Saibam os senhores que aqui tudo se fez dentro da maior democracia e nada se impõe antes de ser discutido, votado e aprovado pelos maçons presentes.
 
Pois bem, a proposta do Ir∴ Julio foi a vencedora e a nova Loja recebeu o nome de A∴R∴L∴S∴ Caetano Nacarato. Pesou a escolha sobre o nome de um homem honrado que reforçou a Loja América do seu tempo, fazendo-a forte e viva até o presente.
 
Depois, minha maior surpresa, o grupo de IIr∴ havia sugerido, sem meu conhecimento, o meu nome para representá-los e dar início de fato à existência da Loja que acabara de receber o nome mais forte que havíamos analisado.
 
Essas coisas, meus prezados, não são da vontade ou interesse de um Ir∴ e representam o desejo da maioria em um determinado momento na historia de uma Loja Maçônica.
 
Sabendo que dar início a algo novo e assumir a responsabilidade de fazer seguir a vontade da maioria, ser uma árdua tarefa, aceitei-a com alegria, determinação e acima de tudo com muita confiança e esperança na dedicação, ajuda e compreensão desses queridos IIr∴ aos quais, sem dar nomes, para evitar qualquer esquecimento, declaro minha eterna gratidão.
 
Também amplio essa gratidão aos meus familiares e aos familiares dos demais queridos IIr∴ que souberam compreender que aquele momento exigia a nossa maior dedicação e por isso, muitas vezes, nos víamos obrigados a deixá-los sem a nossa companhia.
 
É necessário, também, lançar minha gratidão àqueles IIr∴ que ajudaram a administração provisória, pois, fizeram um ótimo trabalho, caso contrário, após tudo regularizado e a Loja Caetano Nacarato existir de fato, não seriamos eleitos para um novo mandato, desta vez por eleição geral e democrática entre todos os membros da nova Loja.
 
Por fim, fica aqui o registro de minha gratidão aos IIr∴ das quatorze Lojas que compuseram o quadro de obreiros fundadores da nossa querida A∴R∴L∴S∴ Caetano Nacarato.
 
Encerro desejando vida longa e profícua a esta jovem e promissora célula maçônica que já nasceu querida e respeitada no âmbito da maçonaria do Brasil.
 
Alexandre Petri – M∴I∴
02/10/2011 E∴ V∴